Teste Alérgico
Teste de alergia é o nome dado ao tipo de exame de diagnóstico que fornece informações precisas sobre a existência de alergias ou não em um determinado indivíduo. Seu objetivo é identificar qual é a substância que é vista como um invasor pelo organismo e um modo de melhorar a vida de quem tem certo problema alérgico.
Quando o sistema imunológico reage de maneira exagerada em relação a certa substância, ele produzirá anticorpos conhecidos como Imunoglobulina E (IgE).
Embora o exame de sangue para determinar uma alergia, existe outras formas de descobrir se existe algum componente que provoca sintomas alérgicos em uma pessoa.
Nesse caso, o teste de alergia cutâneo é um dos mais indicados, o Prick Test. Este teste visa buscar qualquer substância que causa sensibilidade ao paciente.
O teste funciona da seguinte forma:
1. Na região volar do antebraço (aquela parte em que se costuma não ter pelos), pinga-se uma gota de controle negativo (que há ausência de pápula, elevação circunscrita da pele, com consistência sólida de tamanho menor de um centímetro de diâmetro e que não produz cicatriz), uma gota de controle positivo (que é a histamina) e uma gota do extrato suspeito,
2. Uma pequena puntura é feita na pele no local da gota que está representada pelo extrato suspeito.
3. Em média, após 15 minutos é feita a leitura do resultado pelo profissional da área.
Consideram-se positivos resultados cujo diâmetro da pápula é maior ou igual a três milímetros em relação ao controle negativo. A histamina sempre formará uma pápula maior ou igual a três milímetros. O significado do teste positivo relaciona-se a uma sensibilização e não necessariamente à alergia.
Para comprovar a alergia deve haver uma correlação clínica.