Alergia a Medicamentos
Controle Ambiental
Pessoas com rinite, conjuntivite, asma (bronquite) alérgica, necessitam cuidados diários tanto em casa como no trabalho, para reduzir o contato com as substâncias causadoras da sensibilização e desencadeadoras de crises alérgicas. Tais medidas são tão importantes quanto os medicamentos e a imunoterapia (vacinas para alergia).
1. Como eliminar poeira e mofo
- Evite livros, papéis, bichos de pelúcia ou outros objetos que possam acumular poeira no quarto onde dorme e nos lugares onde mais permanece.
- O quarto deve ser bem arejado e ensolarado.
- Não use cobertor e sim edredon e sempre que possível, exponha ao sol.
- Não guarde coisas embaixo da cama.
- Retire qualquer planta do quarto.
- Troque as cortinas de pano por persianas de material plástico, PVC ou similar, para facilitar a limpeza.
- O Ar-condicionado deve ser limpo, de forma adequada, regularmente.
2. Capas de colchão e travesseiros
Use colchão e travesseiro de espuma, forrados com capas impermeáveis fechadas (couro ecológico, PVC ou similar), que também deverão ser limpas regularmente. As capas podem ser feitas ou compradas em lojas especializadas em produtos para alérgicos. Troque a roupa de cama uma a duas vezes por semana e lave os casacos antes dos meses frios (se possível com água quente).
3. Cuidados com o chão
Retire tapetes e carpetes. O piso de toda a casa deve ser liso e utilize pano úmido diariamente na limpeza. Evite vassoura e espanador, pois “levantam a poeira”.
4. Infestações
Mantenha a casa livre de infestações de baratas e ratos. A sua eliminação é fundamental. Faça dedetização periodicamente.
5. Animais
Não tenha animais com pelos e evite contato com eles. Se você já tem, intensifique sua higiene (banho semanal) e não permita que ele frequente o quarto de dormir e os móveis estofados. Parte dos alérgicos são sensíveis ao pelo e caspa de animais domésticos. Mesmo os que não o são, geralmente são sensíveis aos ácaros, que podem ser carregados nos pelos dos animais. Além disso, os animais (cães e gatos), também deixam as substâncias alergênicas no piso, móveis e nos estofados.
6. Fumo
Não fume e procure evitar que fumem perto de você. A fumaça de cigarro, assim como cheiros de perfumes, cloro e outros poluentes, são irritantes para a mucosa respiratória.
7. Odores
Evite contato direto com desinfetantes, inseticidas e outros cheiros fortes como cloro, amaciantes, perfumes, talcos, tintas e etc.
8. Atividade Física
Pratique atividades ao ar livre, de acordo com sua idade e capacidade física. Além dos benefícios físicos, quanto menos tempo em ambientes fechados, menor o contato com os alérgenos inaláveis.
“Sua participação é muito importante para um melhor resultado no seu tratamento”
​